Noticia de ultima hora antigo ministro das finanças, Manuel Chang, acaba de renunciar o mandato de deputado na Assembleia da República, sete meses depois da sua prisão na África do Sul.
A decisão foi, esta manhã, tornada pública pela Presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, no início dos trabalhos do parlamento.
Manuel Chang será assim substituído pela antiga Governadora da Província de Maputo, Maria Elias Jonas.
A renúncia de Chang surge dias depois de um aparente revés na sua extradição. O novo ministro sul-africano da Justiça e Serviços Correccionais, Ronald Lamola, decidiu suspender a extradição do antigo ministro das finanças e recorrer ao Tribunal Supremo, em contestação a decisão do seu antecessor.
Ronald Lamola entende que a decisão de extradição é uma violação aos protocolos de que África do Sul é signatário e indica que Chang pode não ser detido em Moçambique por gozar de imunidade.
Verónica Macamo explicou há dias que a Comissão Permanente havia “relaxado a imunidade de Manuel Chang. “ Nós relaxamos a imunidade do colega Chang, portanto, se vier a Moçambique hoje, será preso”, disse Verónica Macamo reconhecendo o erro cometido.
Fontes: TV Miramar
#Siga a pagina para ficar por dentro das #Novidades da Atualidade